terça-feira, 21 de outubro de 2008



A música é muito importante para a interação da criança com o meio, ajuda a criar vínculos com os bebês. E o violão é um parceiro muito especial, apesar das educadoras só tocarem "pedrinha n'água"!rsrsrsr
Brincadeiras a parte o som das cordas chama muito a atenção dos pequenos que logo formam uma rodinha para acompanhar a cantoria! E se deixar o violão no chão, todos se arriscam a tocar. Não é por nada que nosso violão agora só tem 3 cordas!!!




Esse era nosso cantinho para acomodar os bebês menores. Colchonetes no chão, nossa "centopéia", a calça pedagógica e os móbiles (com chocalhos, balões, bichinhos de plástico) pendurados no forro da sala e ao alcance das mãos dos bebês. Esse cantinho muda de lugar toda semana, variando conforme a necessidade de exploração das nossas crianças.


O "mosquiteiro" de tule é muito apreciado pelos nossos bebês. Através dele, muitos jogos vão sendo criados. Adoram brincar em pares de esconde-esconde, dando inúmeros gritinhos quando descobrem o rosto do colega que se escondeu atrás do tule!
Esse recurso nos proporciona o trabalho de ausência temporária, nos ajudando inclusive no processo de adaptação, já que percebem que o que desaparece logo poderá retornar. Além disso, o tule dá uma sensação gostosa nas mãos e muitos também o levam à boca, não esquecendo que é por ela que nossos pequenos começam suas primeiras descobertas!!!!
QUANTO TEMPO HEIN??????????!!!!!!!!!!


Então, o fim do ano se aproxima, começamos a fazer aquele montão de coisa que deixamos para trás, finalizações de projeto, relatórios das crianças, e mais nossos projetos pessoais (que no meu caso é meu TCC!) e o tempo fica curto, mas no fim tudo se ajeita!!!

Selecionei algumas fotos de materiais que temos na nossa sala e farei um breve comentário:

Pneu de carro forrado com tecido, possibilitando a posição sentada para os bebês que ainda não sentam e também serve de obstáculo na sala (os bebês entram e saem do pneu livremente).



Uma visão dos materias dispostos na sala.