quarta-feira, 2 de março de 2011

Educadoras  e crianças do B1 2010
Penso que agora acabei as postagens que tinha que fazer com referência ao ano de 2010! Foi um  ótimo ano, onde aprendi muito com as parceiras de trabalho, com as famílias e principalmente com os bebês.
Agora, estou trabalhando nos dois Berçários ( de manhã no Berçário 1 e a tarde no Berçário 2) e vou estar postando as aventuras dessas duas turminhas! 
Não esquecendo....

COMENTEM
Preciso compartilhar idéias, respirar outros ares, continuar acreditando na educação do possível!

Nosso encerramento de ano foi assim....

Há alguns anos fazemos uma festa de Natal com a apresentação dos alunos... Sempre pensamos muito bem o que vamos fazer com os Berçários, já que muitos choram.
A apresentação de 2010 superou todas as expectativas, já que os bebês curtiram pra valer aquele momento, parecia que eles já haviam estado naquele palco inúmeras vezes, tamanha familiaridade e espontaneidade deles...Tinha criança que não queria sair do palco depois que a música acabou!
Para prepará-los todos os dias durante o mês de novembro e dezembro escutávamos a música da apresentação, sempre dançando e brincando individualmente (mas sem aqueles fanatismos de ensaios e cobranças...argh), e o resultado mostro pra vocês através das fotos:
Bebês entrando no palco

Eles dançando e as educadoras em volta!

Todos curtindo!



A platéia! Famílias corujas!

E os livros?????

Olha o puxão de orelha que ganhei dias desses...
"Mari, como tu insere os livros, a literatura infantil para os bebês?"
Gente, não é que na correria do dia-a-dia quase não utilizavámos a leitura de livros para os bebês... Temos na sala muitos livros de tecido, de plástico, mas livro de "verdade" mesmo.... Ficamos devendo... Conversamos muito eu e minhas colegas, selecionamos alguns exemplares da biblioteca da escola e aí.... (Olhem as fotos!)






Ainda temos muito o que aprender...
Afinal o que vale mais: um livro todo "acabado" porque várias crianças o pegaram na mão, experimentaram suas histórias, imaginaram cenários e personagens, ou um livro novinho dentro de uma estante fechada somente ao alcance dos adultos?
ADIANTE!!!

E QUANDO ACONTECEM OS PRIMEIROS REGISTROS?


Olha o que os bebês descobriram numa manhã de brincadeiras no pátio:

    Assim, elas ficaram um tempão... ora riscando o chão com um galho seco, ora com as mãos...
Texturas
Sensações
Criatividade
Imaginação
Solução de Problemas
Interações/Relações
Encanto
     Tudo isso na pracinha de nossa escola: numa manhã ensolarada e agradável . Como é bom vê-los assim se desenvolvendo e nos surpreendendo!