terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

TUDO!!! AGORA E AO MESMO TEMPO!!!!
Com o tempo aprendemos como é importante respeitar e principalmente escutar os bebês! É incrivel como eles nos dizem o que querem, o que precisam, o que querem descobrir e também o que querem esquecer...
A sala da foto acima era um espaço pouco utilizado na sala do Berçário, nela tínhamos um amontoado de berços (que não eram usados, já que julgamos mais seguro o sono nos colchonetes) e de cadeirinhas para refeições. As constantes fugas para esse espaço assim que abríamos a porta nos mostrou que eles precisavam de mais espaço, de mais desafios, de novidades, de enxergar mais a escola e os outros colegas das outras turmas. Era preciso ver o sol, a chuva, brincar com as sombras... Com muita força de vontade, cooperação, pensamentos conjuntos conseguimos tornar esse espaço um lugar de encontros, de risos, de descobertas.
Perto da janela fizemos uma escadinha com os colchões, assim ficam mais perto de quem está na rua, fortalecem sua musculatura, aprendem a ter um maior dominio motor e principalmente brincam muito!!! Vocês acreditam que eles brincam de pega-pega?! Um bebê sobe no colchão e chama o outro, e quando este sobe ele desce e assim ficam brincando, rindo, engatinhando, arrastando e caminhando de um lado para o outro da sala! É mágico!!!!
E olha que enquanto esse lugar é escolhido para uma grande "bagunça", outros o escolhem para relaxar, descansar e até dormir! (Logo tiramos ele dali, não se preocupem que ele não caíu do colchão!rsrsrs).


E por falar em dormir, eles escolhem cada lugar....

7 comentários:

Anônimo disse...

amoooooooooooo de paixão o blog de vocês. Sou mãe e educadora musical, trabalho com musicaliza~ção de bebês e conheço seu blog desde o ano passado, mas só estou comentando agora. Quero parabenizá-las pelo lindo trabalho que fazem. VocÊs são muito inteligentes, criativas e em tudo que fazem, em cada cantinho ou iniciativa é possível ver o afeto verdadeiro que têm pelas crianças. VocÊs são uma inspiração para mim. Pena que moro em Recife, se não meu pequeno ficaria aí... não pensam em abrir uma filial? :-))) Beijos da fã!

Profe Márcia disse...

Sou fã deste espaço, ele é único.
Fazia falta um cantinho dedicado aos pequeninos, é tão difícil encontrar material para trabalhar com turminhas de bebês. Adoro conferir as novidades. Aproveitei e dediquei um selinho de blog excelência em educação, para homenagear o seu espaço, deixei lá no meu cantinho, o espaço da criança, espero vc.
Beijocas
Profe Márcia

Anônimo disse...

Continuo a acompanhar o vosso blog de muito longe pois sou educadora em Liboa, Portugal.
Identifico-me com muitos dos vossos textos...
Parabéns
Teresa de Matos
teresadematos@netcabo.pt

Gostava que "espreitassem" o meu blog, se tiverem interesse, claro...pois eu também trabalho com os mais pequeninos

crescercombebes.blogspot.com

Anônimo disse...

Conheci seu blog pela primeira vez hoje, estou achando maravilhoso.
Gostaria de sber como posso fazer o tapetes das sensações. Um grande beijo e obrigado.

Anônimo disse...

PARABENS, PARABENS, seu blog é fantastico, fantastico, estou amando, preciso saber como faço o TAPETE DAS SENSAÇÕES, meu e-maill é cidabcampos@yahoo.com.br.
Este ano estou com uma sala de berçario , com idade de 01 ano e tres meses até 01 ano e 11 meses. obrigado e um grande beijo.

Anônimo disse...

PARABENS, PARABENS, seu blog é fantastico, fantastico, estou amando, preciso saber como faço o TAPETE DAS SENSAÇÕES, meu e-maill é cidabcampos@yahoo.com.br.
Este ano estou com uma sala de berçario , com idade de 01 ano e tres meses até 01 ano e 11 meses. obrigado e um grande beijo.

Julmara disse...

Ai, que coisinha mais linda este bebê nanando! Parabéns pelo blog, descobri por meio da comunidade "Escola sem mimeógrafo".Sou professora de Artes, tenho 14 turminhas, e trabalho desde a Ed Infantil. Nossa, eu tô perdidinha com a Ed Infantil.. rsrsrsrs ( comcei este ano). Aqui encontrei idéias legais que podem ser adaptadas para os maiorezinhos. Abraços!