domingo, 20 de julho de 2008

PISCINA DE BOLINHAS

Essa é a nossa piscina de bolinhas!
Ela fica o tempo todo na nossa sala e os bebês tem livre acesso à ela, podendo entrar e sair sozinhos. Os menores (que ainda não sentam) tem um maior apoio já que ela é alta, ou podem ficar deitados. Assim, trabalhamos o controle motor e a percepão espacial.
Em algumas bolinhas pequenas fizemos um corte com estilete e colocamos um guizo dentro, deixando algumas bolinhas "sonoras". Também disponibilizamos outras bolas, com tamanhos, cores e texturas diferenciadas, trabalhando a percepção visual, auditiva e tátil.
As atividades com bolas promovem momentos de descobertas incríveis (já viram quanto tempo um bebê fica batendo uma bolinha na outra?), promovendo interação e o desenvolvimento dos pequenos.
No começo do ano, tínhamos que colocar os bebês lá dentro e agora nos surpreendemos quando eles vão sozinhos e em "bandos" até lá. Nos últimos dias eles andam fazendo a seguinte peripécia: entram na piscina e atiram para fora bolinha por bolinha! Imagina o quanto eles não descobrem apenas com esse exercício (força, movimento, espaço-tempo) e também começam a iniciação de seus primeiros jogos, já que brincamos juntos e muitas vezes eles atiram para fora e eu para dentro, instigando-os e fazendo com que cada vez mais atirem as bolinhas para fora.
Vale lembrar que a piscina de plástico é um material de baixo custo e sua intencionalidade educativa esta mais que justificada com esses registros!

5 comentários:

Deise disse...

Olá, vim retribuir a visita. Seu blog tbm está lindo, os bebês são muito fofos. Bj

Simone disse...

Marisete!
Teu trabalho é lindo, o blog está perfeito. Espero que continue nos informando das novidades que vens fazendo. É sempre muito bom ver trabalhos tão importantes sendo realizados, certamente os pequenos e pequenas agradecem. Parabéns para ti e tuas colegas.
Um grande beijo Simone (NAEI/SMEE)

Simone disse...

Olá professoras da Raio!
É com muita alegria que parabenizo a presença da escola na Jornada Pedagógica 2008. Sua participação faz muita diferença na promoção de novos saberes para este nível de ensino. É isso aí gurias, é muito bom ter contato com vocês e os belos trabalhos que realizam.
Um grande beijo.
NAEI (Simone, Roseane, Janice, Ângela e Talia)

Anônimo disse...

Oie mininas muito legal compartilhar esse lindo trabalho! Eu sou estagiária de magistério e meu projeto de empreendimento é justamente uma piscina de bolinhas...o nome da emei que vou fazer o estágio também é Raio de Sol!!! É em Estrela-RS! Precisa de fontes para fundamentação teórica para esse meu trabalho se souberrem alguma aceeeito ajuda!!
Obrigado!
Raquel
Kellybredd2005@yahoo.com.br
Meu email se alguém quiser trocar idéias!
Beijos

mantapjiwa disse...

togel online

bandar togel terpercaya

agen togel

judi togel

Keluaran Togel

daftar togel