sábado, 31 de janeiro de 2009

TAPETE DAS SENSAÇÕES ("arte" da professora Maila - Faculdades Equipe)


Ela tinha que fazer uma atividade que envolvesse uma turma de berçário e nos deu esse lindo presente. A idéia consiste na exploração dos mais variados objetos colocados dentro do tapete que tem seis divisões acessíveis por um fecho colocado na lateral do material. Os bebês chegam até o tapete engatinhando, atraídos pelo colorido do material e pela possibilidade de manuseio. Nas divisões, a Maila colocou bexigas coloridas, serragem, papel picado, papel crepom, celofane, sendo possibilitado a troca desses materiais a qualquer momento.
Um dia desses colocamos numa das repartições bolinhas de gude, muitos bebês tentaram pegar as bolinhas, permaneciam por um longo período segurando-as com as pontinhas dos dedos, chateados com a separação que o plástico mantinha do tão desejado material!!!
E qual a intencionalidade do material? Solução de problemas, percepção tátil, visual, auditiva, coordenção, curiosidade, memória, entre tantos outros!
Obrigado pelo presente Maila!!!!

11 comentários:

Lizzy disse...

Eu simplesmente AMO esse blog de vcs. Tem idéias fantásticas para o trabalho com bebês que vou levar para minha escola.Trabalho com educação infantil em uma escola do município,com turmas de 3 a 4 anos e amo meu trabalho.Deêm uma passadinha pelos meus cantinhos, não tem muita coisa ainda mas pretendo colocar muitas coisas novas durante o ano.Meus blogs são http://cresceraprendersonhar.blogspot.com e http://lizzyezandrinha.blogspot.com
Beijos mil... Espero vcs lá

Lizzy disse...

Flores tem um miminho lá no meu blog pra vcs... Passem lá pra pegar... Espero que gostem... beijos mil...

betty mello disse...

Este espaço é um colinho !!! Quentinho, aconchegante, rodeado de coisinhas delicadas e bonitas. Parabéns ! Vocês também aceitam "vovós " ? Então vou me inscrever !!! Bjs, Betty

Luciana Teixeira disse...

Já fiz esse tapete, só que musical! Experimentem! Colquem papéis, guizos, apitos e outros materiais que façam sons. Beijos!

Anônimo disse...

Que blog maravilhosooooooooooooo, estou conhecendo neste exato momento, adorei a sugestão do TAPETE DAS SENSAÇOES, ppreciso de ajuda, me ensinem a confecciona-lo, por favor, este ano estou no berçario com crianças de 01 ano e 7 meses, preciso de muitas sugestões. obrigado, meu e-maill;;;;;;;;;;;;; é cidabcampos@yahoo.com.br

Estou encantada com tudo.beijosssss

Patyhonório disse...

Olá, aaaameeeiiiii este blog!!! A prática de vocÊs é exatamente da forma que eu acredito que deva ser o espaço educativo , com ludicidade, praticidade e materiai alternativos que favoreçam a estimulação. Há muito tempo estava em usca de um espaço de consulta como esses. Parabéns!!!

Anônimo disse...

Achei fantastica essa idéia do tapete. Vou tentar fazer para os meus alunos maiores de 2 a 3 anos

Anônimo disse...

Oi, parabéns.............este blog é maravilhoso. Pessoal, me ensinem a fazer este maravilhoso TAPETE DAS SENSAÇÕES. Meu nome é cida e meu e-maill.......cidabcampos@yahoo.com.br ..............um grande beijo e obrigado.

Munique disse...

Oá!
Parabéns pelo seu blog! Ótimas dicas! Gostaria de fazer esse tapete com berçário, se puder me dar dicas para confecção eu agradeço.

munique_cast@hotmail.com

Anônimo disse...

Oláaa...Em primeiro lugar quero parabenizar esse maravilhoso blog,com belissímas dicas, amei esse tapete das sensações gostaria de mais dicas para confecciona-lo...estou trabalhando com berçario II e estou precisando de ajuda...bjus... meu e-mail:m.claudia.s@hotmail.com

Bárbara Hilda disse...

Nossa! Depois de entrar e ver que lindas experiências você e sua equipe tem realizado com os bebês, me sinto até mais motivada com os meus.
Abraços.

Bárbara Hilda
Professora de Berçário I
Rio de Janeiro