terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Mais um pouquinho sobre Berçário!!!!

Olha aí eles brincando de pega-pega!!!


E olha o passeio no berço!!! Depois que eles descobriram que o berço se movimentava ele nunca mais parou no seu devido lugar! Tinha dias que eles se uniam e resolviam modificar toda a sala!
Conseguem escutar o que falam? O que seus olhares transmitem? Entendem seus desejos, anseios, medos?
Nesses momentos nos tornamos tradutoras das nossas crianças, assim além de proporcionar momentos em que elas sejam as produtoras dos acontecimentos também devemos buscar referências para esse trabalho diferenciado. Será que estamos certas nas atitudes, nas concepções???
"[...] Conhecer as crianças não é mais para se buscar regularidades como se pretendia com a psicologia do desenvolvimento, mas sim para se pensar em "muitas e diversas infâncias, construídas para e por crianças em contextos específicos" (Moss, 2002, p.237). Essas diversas crianças, vivendo infâncias singulares, podem dar-nos pistas para que construamos políticas públicas e formas de atendimento que as respeitem em suas especificidades. Assim, entendo que as instituições de educação infantil não devem ser concebidas como simples lugares de aplicação de saberes, mas como produtoras de conhecimentos sobre a infância." (Tristão, 2005, p. 50)
Referências:
TRISTÃO, Fernanda Carolina Dias. Você já viu que ele já está ficando de gatinho? Educadoras de creches e desenvolvimento infantil. In: FILHO, Altino José Martins (Org.). Criança pede respeito: temas em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005. p. 27-62.

8 comentários:

Fabricia Helena disse...

Estou apaixonada pelo trabalho de vcs! Parabens, parabéns e parabéns!!!!
Visitem o meu bloguinho tb! fabriciabiaso.blogspot.com

bjus

Anônimo disse...

Oiiiiii!1
Fiquei encantada com o seu Blog, ele é muito fofo e o seu trbalho no berçário, maravilhoso!!
tentei te linkar e não consegui, aparece URL inexistente. Pq será?
se puder me visite.
Beijão.

Profe Márcia disse...

Oi Marisete, tem dois selinhos esperando por você lá no Espaço da Criança. De "blog excelêncie em educação" e de mulher bem resolvida.
Passa lá para pegar os selinhos e conferir o novo visual.
Profe Márcia

Profe Márcia disse...

Olá amiga, eu escolhi as cores, imagens e alguns HTML que queria como link-me, award e prêmio. E o encaminhei a uma amiga que fez este novo layout. Os acessórios eu coloquei sozinha e montei o design.
Se quiser no final do meu blog tem os créditos, posso te passar o link dela se vc tivér interesse em dar uma modificada no seu blog, o custo ficou em R$ 15,00.
Eu fiquei super satisfeita e achei lindíssimo. hehehe
Beijocas

Unknown disse...

Olá... Adorei o trabalho de vocês, é show!Estão contribuindo muito para que outras educadoras realizem um bom trabalho com os bebês de 0 a 2 anos. Grande abraço

Anônimo disse...

adorei a citação que usaste em teu texto, podes indicar mais trabalhos de Fernanda Tristão, podes colocar comentários do livro em que o artigo da autora se encontra.
abraços

Anônimo disse...

muito legal o trabalho de vcs, parabéns. Tenho também trabalhado muito com o livro criança pede respeito, muito bom as indicações dos autores desta obra, não é.
Altino Martins tem produzido artigos pela revista pátio que tenho lida com muita satisfação...legal os escritos dele sobre os bebês na revista em 2007, educando crianças de 0 a 3 anos, dê uma olhada.
beijos e vcs são ótimas

Anônimo disse...

tenho acompanhado o trabalho de vcs sempre que posso acessar, mas a escola nos tma muito tempo...
adorei o relato e a referência do livro criança pede respeito, onde posso encontrar, na editora está esgotado, tens o endereço do autor, podes me ajudar....
abraços
maria helena