sábado, 28 de novembro de 2009



III Seminário de Educação Infantil da Raio de Sol


Sei que já faz tempo, também sei que estou em atraso com as postagens!!!!! Mas não posso seguir adiante sem repassar para cá alguns registros que fiz durante a palestra do professor Altino José Martins Filho. Levem essas anotações como questionamentos...As respostas encontramos dentro de cada instituição, em cada docente disposto a pensar sobre a educação infantil, em cada indignação frente à denúncias (vamos lembrar da temperatura da comida servida, do aproximar-se para limpar o rosto ou o nariz de uma criança e sobre nossa própria formação).
Vamos lá?!

*Docência=Formação?
*Pensar na docência como crenças construídas
*Crianças não representam a infância. Elas VIVEM a infância!
*Como nos aproximamos de uma criança para limpar o nariz? (cumplicidade, conversa, respeito)
*Pensamos em coisas grande e falhamos ao pensar (ou seria não pensar?) nas coisas simples, óbvias.
*Temos que captar as peculiaridades da criança - pô-las em PROJETOS.
*Temos que saber que pedagogia defendemos!
*Vamos dizer não ao ativismo exacerbado de atividades...
*Porque silenciamos no ambiente escolar?
*Temos que nos autorizar a contestar!
*Falar mais sobre a formação de personalidade, inteligência.
*Dar direito para a criança transgredir.
*Criança: ter direito de não querer! Não se encomodar com os imprevistos.
*Permitir que as crianças descubram cantos e recantos, que investiguem.
*Fazemos muito e experenciamos pouco! (Fazer menos e com mais qualidade).
*Adulto: experimentar e não infantilizar.


Enfim, o professor Altino com certeza superou as expectativas. Vale lembrar que ele é de Florianópolis, terrinha de muita pesquisa, de profissionais com olhares e escutas voltados para toda a complexidade que envolve as instituições de educação infantil. Convido-os a ir em busca, ao encontro desses pesquisadores maravilhosos. Tem muita coisa aqui mesmo na net. Então aí vão sugestões para pesquisa:


*Luciana Esmeralda Ostetto

*Kátia Adair Agostinho

*Fernanda Carolina Dias Tristão


Para finalizar nesses encontros de formação e nos encontros com as crianças dentro das instituições devemos nos deixar marcar pelo seguinte questionamento:


*Com o encontro o que se altera em mim? E no outro?


"O real não está nem na chegada e nem na partida, mas na travessia". GUIMARÃES ROSA

7 comentários:

Anônimo disse...

Seminários, momentos rumo ao encontro, educadores em permanente processo de construção, parabéns pelo relato!!! E nas palavras do prof Carlos Rodrigues Brandão, Eu Outro Eutro: ..."Sem o outro sou menos do que eu mesmo. Sou a experiência da vida antes ainda de mim mesmo. Não sou ainda, ou sou eu mesmo incompleto. Quando começo o caminho, encontro o outro e, quando um dia eu o concluir, ele estará lá. No começo e no final também...Os passos são meus, eu sei. O rumo é meu, eu o escolho. Mas sem o amor da presença do outro tenho os meus passos e não o caminho. Sei do meu runo e nao encontro...Eu Outro Eutro..." Do Eutro, Thiago.

Anônimo disse...

Fico feliz com toda a receptividade, carinho e respeito demonstrado por tadas vcs que realizaram o seminário. Acredito que somente desta forma poderemos dar um novo rumo a educação de nossas crianças pequenas. Também aprendi muito na partilha e na passagem por Esteio, foi ótimo compartilhar com vcs os conhecimentos teóricos-práticos que o campo da infância tem se dedicato a ventilar... que os novos ventos possam trazer satisfação e mudança no pensar a educação... Parabéns a todas vcs...Altino Martins

Anônimo disse...

E ai Marizete, colega de trabalho, que legal mesmo poder compreender uma educação que priorize o desenvolvimento humano de adultos e crianças. Consigo agora valorizar o que leio e vejo em seu blog...parabéns e aguardamos mais novidades de seu trabalho com as crianças-bebês.
beijão e até

Anônimo disse...

oi marizete, tomei coragem e entrei em seu blog hoje para fazer um relato, na verdade um desabafo...estou começando a compreender seu respeito as crianças e a defesa que vc faz em relação aos escrito dos intelectuais da educação infantil....
quando participei da palestra do Altino Martins em 2009, achei um pouco exagerado a defesa das crianças, mas neste ano quando o ouvi novamente a ficha começou a cair em mim e no meu trabalho diário, percebo o que o autor chama atenção com mais clareza e gostaria de lhe agradecer por trazê-lo até aqui em Esteio...
obrigado e vou te ouvir mais agora...
abraços e agradeça o Altino por suas palavras tão importante no inicio de ano e em 2009....
até

Anônimo disse...

Olá colega, também estive em uma palestra do porfessor Altino MArtins em São Paulo e ele falou de seu blog, realmente gostei muito é um achado para quem trabalha com bebês.
parabéns, a palestra foi muito legal sobre a vida na escola e aqui vc mestra um retrato do que isto pode significar, Altino foi muito feliz na recomendação.
abraços e passarei sempre por aqui
Marcia de SP

Anônimo disse...

Poxa Marisete cada vez que venho em seu blog dou uma passadinha por essas recomendações que vc anotou da fala do Altino Martins. Resolvi lhe escrever para saber se vc tem o texto na íntegra do autor, fico curiosa para saber em detalhes os comentários elaborados por ele. Adoro os escritos delr é de mais né...que cara para defender a educação infntil no Brasil.
abraços e me escreva
Ana Paula - São Paulo

Anônimo disse...

oi mari você poderia postar a palestra do professor Altino Martins em seu blog, gostaria de tê-la em detalhes. Adorei suas anotações...
abraços MG
Marcia