segunda-feira, 1 de novembro de 2010

JÁ VAMOS PARA O REFEITÓRIO!!!!

     No começo do ano fazemos nossas refeições dentro da sala do Berçário, por que nossos bebês são muito novinhos e ainda em adaptação. Mas depois de agosto começamos a ir até o refeitório! Aproveitamos que muitos já estão caminhando e assim conseguimos levá-los até lá com tranquilidade. Também passamos a deixá-los mais a vontade, segurar com mais autonomia a colher e experimentar de todas as formas a comida que está no prato (lembrando de que é muito importante as experimentações e sensações!).
     Quantas aprendizagens:
* autonomia
* pinça-fina, motricidade fina
* interação (convivem mais com as crianças das outras turmas)
* sensações (tem bebê que saí todo banhado de feijão e outros que mal sujam a boca)
* identidade (começam a demonstrar suas preferências)
* alimentação saudável!!!!
     Quanto à comida, nós educadoras do Berçário 1, temos como prática não misturar a comida no prato, deixando que a criança  (desde bebê!!!) possa conhecer os alimentos e saboreá-los separadamente. 
     Nossos bebês adoram pegar a carne e a salada na pontinha dos dedos!!! Uns amores...rsrsrsrsrsr

     Já ia esquecendo: Pensar sempre nesses momentos, torná-los não uma rotina massante. mas um momento prazeroso e também com desafios, oportunizando  novas experiências. Deixar que o bebê mostre onde está chegando (se quer comer sozinho, se quer um pouco mais de ajuda), estar atenta para todas as possibilidades desse momento. Os nossos bebês, por exemplo, adoram sair do refeitório caminhando ou engatinhando, gostam de entrar em contato com as outras crianças, e também adoram comer laranja após a refeição (seguindo o cardápio eles tomariam somente o suco da fruta, mas eles nos apontaram a vontade de também provar a laranja... e assim o fazem quase sempre...).

10 comentários:

Profª Deisi disse...

Olá, Marisete! Que bom que veu visitar o nosso blog, fiquei muito contente. Nosso blog só existe porque me inspirei no seu, obrigada por dividir conosco um pouco do teu trabalho e de experiências que deram certo. Que bom que tu colocou mais postagens com novidades, muito legal. Para o ano que vem, pedi para ficar no Berçário 1, não sei se vou conseguir, pois mais professoras pediram. Vamos ver! Mesmo assim continuarei me inspirando aqui. Beijos DEISI.

Cei Jardim Sofia disse...

Olá, estou respondendo a um questionamento seu sobre o Cei Jardim Sofia, em Jlle. O projeto institucional que nos referimos é do próprio Cei e não da Secretaria de Educação. Na verdade a Secretaria de Educação propôs a revitalização das áreas externas do Cei, e cada um fez um projeto de acordo com seu espaço. O nosso projeto, já estava pronto há algum tempo, no entanto, só pode ser executado agora este ano, pois conseguimos o patrocínio de uma empresa local.
Ficamos muito felizes com o seu comentário!

Cachinhos de Ouro disse...

OlÁ!
O Blog de vocês tb está muito legal!

Genislene Borges disse...

Ai, que imagens mais fofas!
Legal ver os bebês com mais autonomia!
Vc viu meu bebezinho na creche tb?
Ele já fez um aninho, dá pra acreditar?
Bjs.
Genis

Genislene Borges disse...

Vim colocar o link do José Marcos na creche pra vc ver. Bjks.
http://mamaegenis.blogspot.com/2010_07_01_archive.html

Pri disse...

oi..que blog legal, amei as atividades, venha conhecer o meu, e se quiser aprticipar de um sorteio q estou fazendo será uma alegria, beijos te espero

Unknown disse...

Hoje tornei-me uma seguidora do blog Quero um Colinho e Primeiros Passinhos, é tão inspirador ver trabalhos lindos com nossas crianças.
Beijos
Iolanda

Luiz Antonio disse...

Oi meninas! Lindo o seu blog! Fui nos dois ultimos seminários e gostei muito do trabalho realizado nesta escola. No ultimo, vi uma apresentação, de como era disposto os objetos na sala dos bebes e me interessei pois onde trabalho tenho uma menina com serias dificuldades e gostaria de métodos de como estimulá-la mais. Se puderem me conseguir a apresentação agradeceria. Meu email é luiz.an@ibest.com.br

Genislene Borges disse...

Amei vc ter ido lá no meu blog depois de tanto tempo.... volte mais,viu?
Um super bj.

Luz disse...

Estão o máximo!
...e crescidos também!