domingo, 10 de abril de 2011

PALESTRA DE ABERTURA DO ANO LETIVO PARA AS EMEIS

    A palestra de abertura oferecida pela Secretaria de Educação desse ano teve como tema "Vida Cotidiana na escola: fazeres da docência", proferida pelo professor Altino José Martins Filho. 
    Algumas colegas pediram através do blog uma síntese da palestra  e eu acabei demorando para fazer essa postagem, pensando nesses pedidos... Fiz muitas anotações nessa palestra, compartilho muito das idéias do professor e poderia estar colocando tópicos do que eu achei importante, porém essa seria minha visão. Explico: Passo por um momento de dúvidas e transpareci esse momento através do meu questionamento ao professor no final da palestra. Ao pensarmos na infância dentro da instituição infantil, ao pensarmos na criança como um outro diferente do adulto, ao pensarmos nas "minúcias" do dia dessa criança dentro da escola (ou não pensarmos...) como inserir toda essa complexidade numa tabela de planejamento? 
      O ano de 2010 foi para mim, um ano de romper com padrões, porém ainda não tinha em mãos argumentos para justificar minhas atitudes. Como planejar com as crianças? Como trazer justificativas para ações "rotineiras"? Onde deixar claro minhas intenções dentro da escola, com minhas crianças? Como "sofisticar" meu planejamento de maneira que ele não contenha apenas a atividade do dia (aquela que vai ter fotos em portifólios, que vai ser tema de projeto, que vai ser exposta em feiras de idéias?)....
     E agora sim, nas palavras do professor Altino:

*"O que me mobiliza a uma luta constante do repensar a educação das crianças?"
*"Aprender o mundo!"
*"Rupturas de práticas estagnantes e adultocêntricas."
*"Uma prática sensível tem que ser inteligível."
*"Pensar nas minúcias do cotidiano"
*"Não deixar que sejamos engolidos pelo fazer-fazendo."

     E daí me coloquei a pensar: Como recebo as crianças? Como brinco com as crianças? Como converso com as crianças? Como faço sua higiene? Como me aproximo delas para trocar um carinho, para acalentá-las, para limpar seu nariz, para levá-la para trocar as fraldas?
     Percebi que não deveria somente pensar, deveria registrar, revalidar esses momentos.E sinceramente, penso que isso é o planejamento com as crianças, temos que compreeender o planejamento como nossas situações diárias (então se insere essas ações cotidianas e ações de brincadeiras, desafios planejados, etc).
     Passei a pensar que se não justifico minhas ações estou reafirmando a invisibilidade do meu trabalho junto aos pequenos, confirmando que somente quansdo há atividades "mirabolantes", "chamativas" e devidamente "registradas" é que se está dando importância ao trabalho docente.
     A partir da palestra de abertura e dos itens passados pelo professor (planejamento, avaliação e registro) passamos a ter um acompanhamento diário da turma de Berçário (cada educadora está fazendo o seu). Nesse acompanhamento o planejamento não está tabelado, mas de maneira descritiva, como formas de idéias, o registro está exposto o tempo todo, as relações teorias/prática aparecem através de pequenas citações, de fotos, imagens, poemas, enfim, uma criação um tanto quanto diferente, em construção, mas muito mais fiel ao trabalho que realizamos com os pequeninos. assim respondo um pedacinho do questionamento do Prof. Altino:
"Nossos pensamentos e reflexões tem nos ajudado a sofisticar o que fazemos com as crianças?"

11 comentários:

Edelmana Acioly disse...

Gostei muito da sua colocação, nós educadoras somos cobradas para mostrar o planejamento cheio de objetivos... mas o que me chamou atenção foi essa importância que de fato faz parte do berçário ou toda Educação Infantil como nós educadoras fazemos para alcançar ao longo do nosso trabalho os objetivos reais que é assoar um nariz,como mergulho numa atividade de coordenação junto as crianças, como danço e canto uma música para eles...

Anônimo disse...

Olá Mari, também gostei muito da palestra. Trouxe-me reflexões importantes para meu dia-a-dia.
Seria possível ver a possibilidade da volta do professor Altino para continuar a conversa que foi muito significativa. abraços
seua companheira de trabalho no municipio. até

Adriana Menezes SP disse...

Oi colega, acompanho seu blog algum tempo e tenho me interessado pela questão das minúcias. Poxa que bárbaro pensar o que fazemos no cotidiano como minúcias pedagógicas. Adorei muito seu registro, poderias escrever mais sobre a temática para quem acessa seu blog.
abraços

Anônimo disse...

Queria muito mais questões do cotidiano como sendo as minúcias teorizadas.
Poderias fazer uma sessão sobr sua prática a teoria de Martins Filho como já escrveste no teu relato.
adoro seu blog...
parabéns
vou procurar mais sobre o autor também
abraços colega
Patricia MG

Anônimo disse...

gostei muito de suas indicações sobre as minúcias com bebês.
ainda não tinha me dado conta da importância de olharmos para o cotidiano com estas observações.
vou ficar atenta a isto colega.
adorei mesmo as minúcias do cotidiano...
abraços
marilda MS

Marcia Almeida C. Neto disse...

olá colega, seu blog sempre com novidades...
quero saber mais sobre as minúcias, que tal postar um artigo do autor.
aguardo
marcia professora de bebês em Curitiba

Marisete Schmidt disse...

Bom Gurias!
Que bom ver tantas educadoras preocupadas e sensíveis. Ver as minúcias é ir além! Continuem acompanhando que logo postarei um texto escrito em parceria com o professor Altino para o seminário lá da escola. Abraços e obrigada pelos comentários!

Ana Carolina Machado disse...

Ficarei também aguardando esta postagem.
Acompanho seu blog já muito tempo e achei a ideia das minúcias da docência muito importante para a prática pedagógica com bebês.
ficarei atenta e posta logo o texto.
seu blog é o máximo, parabens.
Ana Carolina de Alagoas

Marcia disse...

olá colega professora, estou no aguardo de sua postagem sobre as minúcias da docência.
prometeu agora queremos mais teoria sobre o assunto.
você sabe se o autor Martins Filho já tem sua tese publicada?
abraços e vou aguardar...
posta logo o texto, vai...

Anônimo disse...

oi colega, li os dois artigos sobre as minúcias em seu blog e tem tudo haver com a docência no berçário.
as minúcias perpassa em pensar e concretizar a sutileza e a delicadeza das ações com os pequenininhos...
repito o pedido: sabes se Altino já tem sua tese pronta, procurei e não achei.
abraços

Anônimo disse...

Gostei muito das minúcias, foi olhar com cuidado em minha prática.
obrigado colega. Valeu.
Carlita SP