domingo, 2 de outubro de 2011

As minúcias no cotidiano da educação infantil


A PEDIDOS!!!!
Colegas, esse  pequeno texto foi escrito para o Seminário da escola desse ano, foi feito a partir da palestra do professor Altino e sobre o que seriam as minúcias da nossa docência. A escrita desse texto teve alterações do professor Altino e agora posto ele como uma primeira tentativa de discutirmos essas minúcias e sobre nossa visão a partir, sobre e com elas, no nosso cotidiano.Também está muito forte em mim, a vontade de discutir o planejamento pedagógico na educação dos pequenos... Penso que as minúcias irão contribuir muito para uma nova tentativa de superar padrões adultocêntircos e tecnicistas...Mais adiante postarei algo sobre isso...
Espero que gostem do texto e não esqueçam de comentar!!!



TEORIZANDO AS MINÚCIAS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por Marisete Schmidt e Altino José Martins Filho


Caríssimas Profissionais;

         Recentemente, na abertura do “Ano Letivo de 2011 das Emei’s”, tivemos a oportunidade de ouvir a palestra do professor Altino José Martins Filho doutorando da UFRGS. Dos seus apontamentos, reflexões e análises captamos algumas frases problematizadoras sobre a docência na Educação Infantil. As mesmas instigaram algumas de nós (e agora instigarão à todas!) durante todo o percurso do primeiro semestre. A fala do professor sobre “sofisticar o trabalho docente”; “o pensar na vida cotidiana” e por último “pensar nas minúcias dos afazeres da nossa docência no contexto da escola de educação infantil“, foi algo que nos mobilizou bastante e queremos compartilhar.

         MINÚCIAS?

         O que pensar por minúcias? Os detalhes? Os pormenores?  O que nos passa por despercebido?

         Então, seriam minúcias aquelas ações corriqueiras, rotineiras, ações que se repetem no trabalho diário no cotidiano com as crianças pequenas e bem pequenas? Explicando melhor é o limpar o nariz da criança, o recebê-la na entrada, o despedir-se na saída, os momentos de alimentação, a oração, é o lavar as mãos, o escovar os dentes, a hora de dormir, enfim.... E o que queremos (Nós professoras da Raio de Sol) dizer quando falamos em teorizar as minúcias? Dá importância á tais momentos, considerando-os como cruciais para o exercício da docência no seu dia-a-dia.

         Penso que queremos rever o que estamos fazendo com as minúcias que revestem a nossa profissão – ser professoras na Educação Infantil, primeiro segmento da Educação Básica no Brasil... O que já fazemos que nos faz perceber que damos a devida atenção para esses detalhes, pormenores do nosso cotidiano?

         Quando assoamos o nariz de uma criança lhe avisamos antes de fazer, ou quem sabe fazemos uma pequena brincadeira gestual, ou ainda lhe convidamos carinhosamente para fazê-lo sozinho? Isto não seria muito diferente de executar tal ato de maneira mecanizada, automatizada ou rotineira? Quando colocamos uma criança para dormir nos preocupamos em tirar os seus sapatos, ajeitar seu travesseiro, cantar uma musiquinha, fazer um carinho, afrouxar o elástico do cabelo? Quando uma criança chega na porta, como lhe recebemos? Como é essa acolhida? Conversamos ou só cumprimos a “rotina”? Damos atenção ao que as crianças apresentam como sendo algo especifico daquele dia, ou as tratamos de forma generalizada ou naturalizante.  

         Chegamos no ponto em que não podemos confundir a rotina com as minúcias. A rotina é institucional e nesse caso vai se referir a horários e é revestida por minúcias. Organizando a rotina damos atenção às minúcias que a compõem? As minúcias tornam-se gestos e atos, um olhar de carinho e cuidado para com um ser pequenino.

         Do professor Altino Martins Filho veio as seguintes palavras:

“(...) penso ser muito importante sacudir os profissionais para pensar as minúcias da docência, principalmente o que acontece no seu dia-a-dia...tenho me assustado muito no acompanhamento das práticas cotidianas de professores de educação infantil. Nestas são apenas pensado as atividades pedagógicas, momentos muito marcados por atitudes escolarizantes do modo de se ser professor...Vemos um discurso afiado em relação as especificidades da Educação Infantil, porém no seu cotidiano não vemos preocupações com o modo de servir o almoço, o receber as crianças, a despedida, o sono, o que significa está um dia inteiro com elas na escola, que é muito diferente do Ensino Fundamental, principalmente pela idades das crianças e pelo tempo de permanência neste espaço coletivo de educação...Isto precisa ser explorado e marcado com cuidado, pois se não os professores acham que é para planejar todo os acontecimentos do dia-a-dia e ninguém teria fôlego para tanto. A intencionalidade é que precisa ser marcada com um planejamento aberto e não “pedagogizado”, “escolarizado” ou tratado “espontaneamente”. Pensar todos os momentos dos afazeres da docência que perpassa pela vida no seu dia-a-dia na escola de Educação Infantil precisa ser um ato de se pensar as minúcias (...)”


         E é isso que nós pensamos para esse seminário, pensamos num tempo em que pudéssemos olhar mais para as nossas minúcias, os nossos grandes e pequenos detalhes que revestem a docência com as crianças bem pequenas e pequenas...

(Texto escrito com base na Palestra do professor Altino José Martins Filho, em fevereiro de 2011, na cidade de Esteio).
        

29 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns mais uma vez, Mari...

O texto está ótimo e traz muitas reflexões sobre o nosso contexto na Educação Infantil. Penso que é por aí mesmo... Muito se fala na qualidade da educação, mas pouco se faz. Muitos professores falam e pedem valorização, no entanto, se esquecem do olhar às minúcias do cotidiano e do olhar atento e de respeito aos nossos meninos e meninas.
Adoro ler tuas escritas.
Beijinhos da Josi Sant´Anna...

Maria Helena disse...

Muito bom mesmo colega professora.
que texto marcante para nós que trabalhamos com bebês.
vejo as minúcias da docência perfeitamente como um ato pedagógico, como descreve o professor Altino Martins e não um ato rotineiro mecanizado e autonomizado no dia-a-dia.
poxa queria muito ter acesso a palestra na íntegra.
Parabéns Menina por ser tão sensível e inteligente...
O Brasil precisa de muittttttttttttttttos professores assim como você trabalhando com bebês...

Maria Helena SP

Kátia Amaral Z. disse...

Olá professora, tenho visitado seu blog diariamente, principalmente para ver as questões das minúcias da docência, isto me deixou em alerta aqui na escola e tem contribuido bastante para a minha prática.
O texto está ótimo, mas queremos a continuidade da conversa.
Adoro tudo em seu blog....
Abraços
kátia Pernambuco

Adriana Menezes SP disse...

e ai colega, bárbaro essa questão das minúcias no cotidiano da docência.
Adorei suas anotações.
Vou pesquisar mais sobre o assunto.
Muito obrigado mesmo e desculpe pela pressão, mas o assunto é novo e muito interessante.
Adriana Menezes SP

Mayara disse...

Então querida professora tenho estado aqui em seu blog com frequencia e das suas indicações da palestra que assistiu fiquei muito intrigada, em um sentido positivo do trmo,pois observo professores que em nada se preocupam com as minúcias, parece que o que acontece no dia-a-dia não tem importância nenhuma, apenas faz parte da vida cotidiana e em relação as atividades pedagógicas há todo um ritual, onde na maioria das vezes é o que prevalece apenas na escola, sendo algo de tão grande importância, mas somente para o professor, pois para as crianças em muitos momentos não tem sentido nenhum.
obrigado por toda esta preocupação com as minúcias do cotidiano pedagógico e vamos continuar na insistência dessa questão.
Também vou pesquisar sobre o assunto e logo voltarei aqui para continuarmos a conversa.
mayara de RJ
grupo de pesquisa UERJ

Anônimo disse...

oi colega, escrevo aqui do Amazonas, bem de longe, mas acompanho seu blog sempre e resolvi quebrar o silêncio pra te dizer que as minúcias que estás apontando tem me feito mudar bastante minha prática pedagógica.
tens outros textos sobre o assunto, coloca no blog vai.
abraços e obrigado seu trabalho é lindo.
Mariazinha

Anônimo disse...

passo sempre por aqui e gosto muito dos seus últimos estudos.
me chamou muita a atenção a questão das minúcias do cotidiano.
pensar a pedagogia da infância por este viés me parece algo muito interessante.
parabéns
Patricia Ferreira

Anônimo disse...

que legal esta teorizaçao.
nao tinha visto a docência por este caminho ainda.
com os bebês isto me parecer essencial, as minúcias vai mudar minha prática.
poderia nos trazer mais referência desta teorizaçâo.
seu blog é muito importante para nós aqui da escola.
supervisora pedagógica em SC

Profe Márcia disse...

Receber a tua visita é simplemente tudo de bom porque admiro pra chuchu o teu trabalho.
Sempre que posso escapo por estas bandas e fico aqui dando uma conferida e refletindo sobre a educação de crianças pequenas/ bebês... Bjão
http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br

Catarina de Almeida disse...

Passei por seu blog e vi como vc tem refletido sobre coisas tão importante para a educação dos bebês.
Achei fantástica da idéia de chamar atenção para as minúcias no cotidiano da educação infantil, isto precisa ganhar o mundo e entrar nas creches e berçários pois faz nos professores pensarmos sobre o que fazemos todos os dias, ações que repetimos e muitas vezes não prestamos atenção. Os bebês e as crianças vão ser privilegiados com esta sua reflexão e do autor de vc traz aqui.
Parabéns professora, seu blog precisa de todos os elogios por tudo que vc aqui publicar.
Catarina de ALmeida de SC

Anônimo disse...

gostei muito da temática deste texto colega, as minúcias no trabalho com os bebês são de grande importância para se pensar, parabéns ...
seu blog sempre com boas novidades.
Amélia Pernambuco

Anônimo disse...

poxa gostei muito deste texto, muito bom mesmo, vc sempre trazendo temas importantes para a educação dos bebês.
abraços colega
Maria Cristina Alagoas

Adelaide D. Margarida disse...

olá colega, sou supervisora pedagógica em Florianópolis e ouvi falar de seu blog na palestra do professor Altino e resolvi vasculhar um pouco aqui, nossa que belezura tudo,gostei muito mesmo, encontrei muitas indicações para trabalhar com os bebês, vou repassar para as professoras.
adorei o texto das minúcias,vou chamar o Altino para palestrar em nosso municipio.
abraços e continue com esta força toda...
Adelaide Dutra Margarida
Curitiba - Paraná

Anônimo disse...

olá querida fiquei ausente de seu blog, mas voltei e encontrei este lindo texto, um início para pensar em algo tão importante, traga mais sobre o assunto das minúcias.
parabéns por tudo
vou te seguindo sempre
Marciane SP

Anônimo disse...

ola colega, tudo bem...
adorei este texto das minucias, algo realmente surpreendente.
Parabens
adorei
carlinha RS

Anônimo disse...

prezada professora, o professora Altino comentou e indicou de seu blog por aqui em Portugal e tenho passado muitas vezes por ele para acompanhar o trabalho com bebês, nesta altura em Portugal não se tem esta riqueza.
Parabéns, tentei escreve no português do Brasil rsrsrsrs
Maria Ferreira Manuela

Anônimo disse...

Poxa colega havia passado despercebida por esse texto, então copiei e imprimi, ao ler pela terceira vez me dei conta do que poderia ser as minúcias de minha docência, comecei a me observar e me perceber, diante disso tenho sido mais feliz naquilo que antes desconsiderava da rotina do meu trabalho...
obrigado a você colega e muito obrigado ao autor, Altino Martins, fui pesquisar e ele tem uma produção muito interessante no campo da educação infantil.
abraços
Maria das Dores
São Paulo

Ozi disse...

Oi Mari, passei por aqui!!!
Li o texto, muito bom. Concordo com suas colocações e penso ser de extrema importância pensar na perspectiva do todo em educação, não apenas na educação infantil, mas principalmente nesta pelas peculiaridades características desta fase do desenvolvimento. Assim é imprescindível reconhecer que a criança não é um ser meramente cognoscente, afinal sabemos da importância dos vínculos afetivos e seu poder de validação dos “contratos de aprendizagem” do olhar do outro nos processos constitutivos. É triste, mas vemos que muitos professores apesar de passarem em média seis horas diárias com suas crianças só sabem falar destas na perspectiva da “rodinha – atividade dirigida”, como se nos demais momentos as possibilidades de aprendizagens estivessem ausentes. Triste mesmo, pois estes perdem as maravilhas que apesar de estarem escrachadas nas minúcias do cotidiano só são percebidas pelos que verdadeiramente entendem a dimensão humana intrínseca ao ato de educar.

Ozi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
amabile disse...

Querida Mari, mais uma vez consegues colocar em palavras aquilo que fazemos todos os dias quando olhamos verdadeiramente nos olhos de nossos alunos. As vezes me sinto tão sozinha nestas minucias que chego a pensar que estou perdida no meio delas ou não as qualifico com conteúdo, mas lendo tuas reflexões percebo que não estou sozinha ou ainda melhor, talvez esteja no caminho certo. Um grande abraço. Até segunda. Janice

amabile disse...

Querida Mari, mais uma vez consegues colocar em palavras aquilo que fazemos todos os dias quando olhamos verdadeiramente nos olhos de nossos alunos. As vezes me sinto tão sozinha nestas minucias que chego a pensar que estou perdida no meio delas ou não as qualifico com conteúdo, mas lendo tuas reflexões percebo que não estou sozinha ou ainda melhor, talvez esteja no caminho certo. Um grande abraço. Até segunda. Janice

Anônimo disse...

poxa que legal essa questão das minúcias
nunca tinha ouvido falar isto na pedagogia
muito bom vai contribuir bastante
abraços
Vamira

Anônimo disse...

poxa que legal essa questão das minúcias
nunca tinha ouvido falar isto na pedagogia
muito bom vai contribuir bastante
abraços
Vlamira

Anônimo disse...

Adorei ler este artigo. Parabéns pelo Blog.
Abraços
Junior
Salvador

Anônimo disse...

muito bem colega adorei o texto...
que lindo saber da importância das minúcias, eu nunca havia me tocado disso e queria ler a tese do professor Altino Martins.
abraços
Vânia

Anônimo disse...

muito bom o texto que vc escreve com Altino José Martins Filho, já havia lido muitos artigos dele e adoro todos. Estamos estudando um texto sobre alfabetização que ele escreveu para a UDESC, curso de pedagogia aqui em SC excelente...Quero mais sobre as minúcias...Quanto vão postar outro texto? Abraços amiga e parabéns pelo blog
adoro sempre que venho aqui
Marcia Carolina SC

Anônimo disse...

poxa este texto é a cara da educação infantil...Parabéns a você e ao Altino Martins...
Sabes se ele já terminou a Tese...quero muito ler.
abraços
Mariangela

Anônimo disse...

Olá colega, estive ontem com Altino Martins em uma palestra aqui em Campinas SP e ele comentou de seu blog...estou visitando e adorando parabéns.
Altino palestrou sobre as minúcias da docência e foi maravilhoso...encantou todos por aqui.
Abraços e voltarei sempre.
Maria Apareciada

Anônimo disse...

Olá colega...
Estive com o professor Altino Martins em palestra sobre as minúcias e adorei muito os estudos dele, como comentou de seu blog resolvi visitá-la.
Parabéns pelo trabalho muito bom e necessário quando se trata de educação de bebês...
De Campinas...