terça-feira, 28 de dezembro de 2010



     Acho que é o primeiro objeto que colocamos na sala do Berçário. Com um ganchinho penduramos um extensor no forro da sala e na sua ponta colocamos o bambolê, de maneira que ele toque o chão. 
     Quando são mais novinhos e começam a engatinhar, os bebês observam apenas o movimento, mas conforme crescem e começam a andar, os desafios vão aumentando.... Passam por dentro, colocam na cintura enfim... Trabalhamos noção de espaço, lateralidade, causa e efeito além de instigarmos a curiosidade dos pequenos. Ah, também vale o educador algumas vezes fazer o movimento de mexer no bambolê, brincar com ele, já que as crianças também aprendem por imitação.

4 comentários:

Luz disse...

É fantástico como tudo serve para estimular a criança. Quanto ao sermos modelos para elas? Que encanto, mas simultâneamente que medo e que responsabilidade!
Bom Ano novo
Luz

Maria Fernanda Vernes de Andrade disse...

Maravilhoso estes brinquedos , o bambolê e a bombona de agua vazia , gostaria de algumas sugestões a mais para aplicar com a minha turminha de EI 50 (1 ano) da CM Raizes do Salgueiro (Rio de Janeiro)
em tempo: O tema deste ano" Salgueiro nem melhor , nem pior , apenas uma creche diferente"

Fernanda disse...

escrevi esse emai pra vcs, mas nao sei com que frequencia abrem, entao aqui vai....

oi, meninas...
desde o ano passado entro 'as vezes no blog de vcs pra dar uma olhada nas ideias e nas praticas.
Muitas vezes me identifico com os seus comentarios que cominam perfeitamente com a minha visao de educacao infantil e do cei em que trabalhei ate o ano passado. Na verdade so nao estou trabalhando porque me mudei com meu marido e minha filha pra suecia em janeiro, e tenho muita vontade de trabalhar aqui com ed.inf ja que (dizem) eh uma das melhores do mundo, ao lado da Dinamarca, Italia e outros.
Bom, gostaria de dividir com vcs o blog do cei em que trabalhava e do bercario em que eu estava. Trocar algumas figurinhas ja que vcs disseram que as vezes se sentem sozinhas. Eu tbem as vezes me sentia,... infelizmente a formacao de educadores peca pois ainda forma professoras que nao veem a infancia com sensibilidade percebendo todas as suas linguagens. No nosso cei produzimos um material muito bom sobre o trabalho com bebes (eh um cei apenas de 0 a 3 anos) e alguns projetos muito bons tambem, que ate ganharam premios nacionais (arte na escola, Festival de vídeo infantil e mostra de cinema de Guaiba/RS, e outros) alem de varios premios estaduais e municipais, como vc podera ver no blog.

Blog do cei:

http://ceialzelirpacheco.blogspot.com/
Blog do Bercario 1:
(como fiquei soh um ano e ainda tive bebe-licenca maternidade-ele tem pouca coisa, mas tenho mais material e espero que as outras profas continuem)

http://ceialzelirpachecobercario1.blogspot.com/2010_04_01_archive.html

ao lado tem o blog do bercario 2 que tbem fui eu que escrevi em 2009

http://ceialzelirpachecobercario2.blogspot.com/

Link do premio Arte na Escola - Rosane

http://www.artenaescola.org.br/premio_venc2008.php

Bom,
espero que possamos conversar...

Beijos e Bom Retorno!
(ah, nao reparem na escrita que esse laptop tem o teclado configurado diferente por causa da lingua sueca)

Marisete Schmidt disse...

Fernanda
Adorei teu comentário! Falou o principal: a importância de entendermos a infância, de respeitá-la!
Já visitei os links que me recomendou, mas ainda não os adicionei ao blog (tempo...).
O que viu sobre a educação Infantil aí na Suécia? Nos conte!
Abraços
Marisete