Blog da Professora Marisete! Sobre as experiências com bebês e crianças pequenas.
sábado, 12 de dezembro de 2009
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
domingo, 6 de dezembro de 2009
Einstein, Freud e Platão também
Fernandinho Beira-Mar
Corazza, de uma maneira bem divertida, relata a razão da infância ser uma construção social:
domingo, 29 de novembro de 2009
Alguns materiais do cesto dos tesouros.
Um pneu que serve como obstáculo: entrar, sair, sentar, tentar se esconder...
Um cesto plástico para fazer de conta que é um carrinho. É um refúgio para brincadeiras solitárias, um desafio em forma de brincadeira (entrar, sentar num lugar limitado - noção de espaço, empurrar - noção de peso)
Uma piscina de plástico com bolinhas ou outros materiais..... Muitas descobertas! (dá pra colocar guizos dentro de algumas bolinhas)
sábado, 28 de novembro de 2009
Vamos lá?!
*Pensar na docência como crenças construídas
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
sábado, 26 de setembro de 2009
Estamos expondo um pouco da nossa pesquisa, fotos do dia-a-dia na escola, alguns materiais construídos para a sala do Berçário e também nossas conquistas como as duas edições da Revista Projetos Escolares Creche e também esse blog!
Parabéns a todos os participantes!!!
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Um sábado inteiro de muitas atividades: palestras, almoço e um workshop pra lá de legal! Todos os funcionários participaram e eu aproveitei uma brechinha nas atividades para tirar uma fotinho com minha colega de turma Carol. Costumo falar que só sou completa e vejo meu trabalho render quando estou com colegas cumplices, sensíveis, parceiras nas artes, bagunças, encrencas e afins!!! E assim é a Carol, uma colega que trabalha quantas horas mesmo? 12, 14, 16 horas por dia? As vezes acho que ela nem dorme...
Carol, muito obrigado por tudo!!!
domingo, 12 de julho de 2009
Mais uma atividade das colegas Luísa e Stéfany!
Esses desenhos foram feitos com fita durex colorida. São chamativos, com formas simples e que realmente identificam os objetos que queremos que os bebês identifiquem (casa, sol, nuvem, árvore, flor, violão, lápis, etc). Através dos desenhos podemos criar histórias, mostrar detalhes, cantar musiquinhas, enfim... Eles adoram, tocam nos desenhos, começam a pronunciar as palavras, mostram empolgados que já conhecem aquele desenho. Não esquecer de proteger as imagens com contact ou durex transparente.
quarta-feira, 24 de junho de 2009
segunda-feira, 8 de junho de 2009
A foto acima mostra a parte de trás da caixa com uma abertura mais alta para a saída dos bebês e com uma "portinha". Também tem desenhos feitos com durex colorido para estimular a acuidade visual e a oralidade.

quarta-feira, 20 de maio de 2009
quarta-feira, 6 de maio de 2009
NOSSA CASINHA DE PAPELÃO!!!
DETALHES TÉCNICOS: Ela foi confeccionada com uma caixa de TV de 33'' e pintada com tinta óleo ou esmalte, assim ela fica mais resistente. Nas laterais ela tem "janelas" redondas e dentro revestimos com imagens de revistas e plastificamos com fita durex larga.
DETALHES PEDAGÓGICOS: A casinha proporciona diversos jogos, nela podem brincar de maneira mais solitária, quando preferem ficar com um brinquedo só para si geralmente eles a escolhem como refúgio. A brincadeira coletiva também é estimulada nesse brincar, pois quando estão em pares descobrem as aberturas e as diversas formas de entrar nesse espaço: andando, engatinhando, arrastando-se. Sua estrutura e aberturas permitem que a criança a utilize como apoio para ficar de pé e interagir com os demais colegas.
HABILIDADES: *Ausência temporária (quem entra dentro da casinha some da visão dos demais colegas e quem entra não vê quem ficou do lado de fora, mas quando olha pela abertura das janelas e portas lá estão todos, ótimo para brincar de escondeu-achou!).
*Movimento (é possível que os próprios bebês mudem a casinha de lugar, eles fazem uma verdadeira mudança de ambiente!rsrsrsr).
*Linguagem, oralidade, percepção visual (através das imagens fixadas no interior da casinha).
*Solução de problemas (como entrar e sair da casinha, quantas crianças podem entrar, como fazer para olhar pela janela?)
*Curiosidade, interaçãoE muito mais..............
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Tão importante, tão rico de sensações, brincar na areia é essencial!
No nosso caso, um movimento um pouco dificil de ser realizado, devido as diversas situações que são latentes numa turma de Berçário: alimentação, troca de fraldas, número de pessoas disponível para a realização desse movimento de sair da sala e ir para o pátio. Porém sempre que possível lá estamos nós!
O contato com a textura da areia, as sensações, o jogo simbólico (fazer bolinho, comidinha, castelinho), a interação dos bebês com os alunos das outras turmas da escola são intencionalidades que ficam por trás dessa gostosa brincadeira. Claro que a areia vai para diversos lugares: cabeça, dentro do tênis, boca (salve a fase oral!!!), mas ficamos atentas e tudo fica tranquilo !!!
quarta-feira, 15 de abril de 2009
"Aprender precisa necessariamente incluir prazer. O prazer de criar, de transformar, de avançar em descobertas, de comunicar o que descobrir, de registrar o fruto das descobertas, de compartilhar com outros o caminho percorrido. É urgente instaurar o direito à alegria na escola."
Marita Martins Redin
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Chegamos ao seguinte objetivo: Promover experiências no ambiente escolar, oportunizando o desenvolvimento de habilidades através das interações com o mundo físico e social.
Para as crianças vivenciar essas experiências está sendo fácil, fácil...!
PRIMEIRO CONTATO COM A TINTA
*Depois "carimbamos" os desenhos em folha de ofício.
*Eles tinham que pegar os pirulitos com os coadores, mas no fim a mão foi a melhor escolha!!!
quarta-feira, 25 de março de 2009
quarta-feira, 18 de março de 2009
Para começar a preparar a sala para receber os bebês tivemos que remodelar todo o ambiente: pintura nas paredes, nas estantes, confecção de material, fabricação de móveis (isso mesmo, quase que a escola vira uma marcenaria!!!!). Assim lá fomos nós colocarmos a mão na massa (acho que seria melhor a mão no pincel!). A colega da foto acima é a Stefane dando um trato na estante que já estava velhinha.
E a Luísa pintando o portãozinho?! Ficou com outra cara!!! Aliás a sala inteira e é esse planejamento de espaço que realizamos no inicio do ano letivo que nos ajuda a conduzir o trabalho que se realizara daqui por diante. Nosso espaço ainda está em construção, mas já está atendendo os interesses dos bebês, que agora já estão andando, correndo, pulando!
Essas fotinhas mostram um pouquinho da nossa salinha, nosso refúgio, nosso ponto de encontro, descanso e descobertas!
Nossa estante para facilitar o livre acesso das crianças até os brinquedos, proporcionando a livre escolha dos materiais, além de todo o trabalho de discriminação visual, tátil, auditivo ao manusearem os brinquedos. Essa estante também vira um ótimo "túnel", proporcionando que eles passem por dentro das repartições! Claro que para isso, eles retiram todos os brinquedos dela, o que faz parte da intenção do material!
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Perto da janela fizemos uma escadinha com os colchões, assim ficam mais perto de quem está na rua, fortalecem sua musculatura, aprendem a ter um maior dominio motor e principalmente brincam muito!!! Vocês acreditam que eles brincam de pega-pega?! Um bebê sobe no colchão e chama o outro, e quando este sobe ele desce e assim ficam brincando, rindo, engatinhando, arrastando e caminhando de um lado para o outro da sala! É mágico!!!!
E olha que enquanto esse lugar é escolhido para uma grande "bagunça", outros o escolhem para relaxar, descansar e até dormir! (Logo tiramos ele dali, não se preocupem que ele não caíu do colchão!rsrsrs).
sábado, 31 de janeiro de 2009
